top of page
Alexandre Silva
Alexandre Silva_Percussion.png

Alexandre Ferreira Silva (n. 1997) é um percussionista e performer profundamente dedicado ao desenvolvimento da música contemporânea. Tem sido reconhecido em vários concursos de prestígio. De salientar o 2º Prémio no Concours Nicati 2023, um 3º lugar no Prémio Jovens Músicos 2019 para Percussão em Portugal, o prémio Helena Sá e Costa 2020, e um notável 1º prémio para Snare Drum no “Festival Internacional Tomarimbando” 2017.

 

Com um portfólio diversificado de experiências, Alexandre tem colaborado e participado com vários festivais e grupos musicais de renome, como o Donaueschinger Musiktage, Darmstädter Ferienkurse, Drumming GP, Orquestra de Câmara Portuguesa, Basel Sinfonieorchester, Dresden Festival Orchestra e Neue Philharmonie München e é também reforço da Orquestra Filarmonia das Beiras. Na temporada 2014/2015 foi selecionado para integrar a Orquestra Portuguesa de Jovens (JOP).

Atualmente, frequenta o seu segundo mestrado em Música Contemporânea e Pedagogia na Musik-Akademie Basel, onde concluiu também, em 2022, o seu primeiro mestrado em performance sob a orientação de Christian Dierstein. Antes dos seus estudos em Basileia, Alexandre licenciou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto, com Miquel Bernat e Manuel Campos.

bottom of page